terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que é Farc?

    As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) é a maior guerrilha da Colômbia e controla uma grande parte das áreas rurais do país. A FARC surgiu em 1964 como uma facção informal do Partido Comunista. As ideias iniciais da organização eram de lutar por uma revolução social. Porém, nas últimas décadas, a FARC tem ajudado e protegido a produção de cocaína na Colômbia. As FARC ataca o governo colombiano por meio de sequestros, assassinatos e combate armado. 


Mapa da Colômbia, país onde ocorre o conflito.



Localização da Colômbia no mapa múndi, demarcada pelo "x' vermelho.




Áreas Colombianas parcialmente ocupadas pela FARC


Fonte: https://www.10emtudo.com.br/sabia/o-que-e-a-farc/


Autoras: Jaqueline Gouveia
        Luana Bastos
             Thainara Freitas
               Thaislaine Fontini

Objetivos das Farc e seu envolvimento com o narcotráfico

 As FARC são rebeldes de ideologia comunista cujo objetivo declarado é tomar o poder no país pela força. Gostam de se autodenominar "guerrilheiros marxistas", dada a inspiração esquerdista que tiveram na sua criação, em meio a uma guerra civil ocorrida na Colômbia nos anos 60. 
     As Farc dominam hoje todas as fases para a obtenção da cocaína na Colômbia, a maior produtora mundial da droga. O envolvimento do grupo com o narcotráfico começou no início da década de 90, quando uma ofensiva para erradicar as plantações de folha de coca na Bolívia e no Peru levou os colombianos a se associar com a guerrilha para o plantio nas áreas rurais sob controle dos esquerdistas. O negócio fez uma tremenda diferença. De guerrilheiros pobres, que tinham perdido a mesada de Cuba, as Farc se tornaram milionárias. Segundo as estimativas oficiais, a atividade rende aos narcoguerrilheiros 590 milhões de dólares por ano.









Autoras: Jaqueline Gouveia
        Luana Bastos
             Thainara Freitas
               Thaislaine Fontini

Farc e a sua linha do tempo

Aviões militares e tropas do Exército atacam Marquetalia, um enclave de camponeses revoltados na cordilheira dos Andes. Trinta e oito deles, incluindo Manuel Marulanda ('Tirofijo') sobrevivem e criam o "Bloco Sul", considerado pelas Farc como sua pedra fundamental.

Manuel Marulanda Vélez - Tirofijo foi o fundador e comandante da Farc.



28 de março de 1984: As Farc aceitam uma trégua e iniciam negociações com o presidente Belisario Betancur. O partido União Patriótica (UP), ligado aos rebeldes, consegue eleger 14 congressistas em 1986, entre eles vários comandantes guerrilheiros.

Belisario Betancur e Tirofijo


 30 de agosto de 1996: A guerrilha organiza um grande ataque à base das Delicias (sul) onde prende 60 militares. A partir daí, começam os sequestros em massa.





7 de janeiro de 1999: Começa um diálogo com o presidente Andrés Pastrana, que garante às Farc um território desmilitarizado de 42 mil quilômetros quadrados no sudeste do país

Andrés Pastrana e lideres da FARC



 20 de fevereiro de 2002: As Farc desviam um avião para uma estrada e sequestram um congressista, o que leva o presidente Pastrana a cancelar o processo de paz. Três dias depois, é sequestrada a candidata presidencial Ingrid Betancourt.

Ingrid Betancourt no cativeiro.


7 de fevereiro de 2003: Um atentado das Farc com carro-bomba deixa 36 mortos no exclusivo clube El Nogal, em Bogotá.








 5 de fevereiro de 2008: Em diversas cidades da Colômbia e no exterior, cinco milhões de pessoas participam de marchas contra as Farc e pela liberdade dos reféns mantidos pela guerrilha








1º de março de 2008: Tropas colombianas entram no Equador e matam Raúl Reyes, número dois das Farc. No mesmo ataque, apreendem computadores da guerrilha com informações estratégicas e financeiras da guerrilha.








 24 de maio de 2008: A guerrilha anuncia a morte de seu líder histórico Manuel Marulanda ('Tirofijo'), aos 80 anos, vítima de um infarto, e sua substituição por Alfonso Cano no comando do Secretariado.

Tirofijo

Alfonso Cano



 2 de julho de 2008: Ingrid Betancourt, três americanos e outros 11 reféns são resgatados pelo exército colombiano na operação 'Xeque'.

Ingrid Betancourt

Ingrid Betancourt



1º a 5 de fevereiro de 2009: Libertados o ex-deputado Sigifredo López, o ex-governador Alan Jara e quatro militares

Sigifredo López



Alan Jara



21 de dezembro de 2009: Sequestrado e posteriormente assassinado pelas Farc o governador de Caquetá, Luis Cuéllar

Luis Cuéllar



Velório do governador comove a população.




23 de setembro de 2010: Jorge Briceño, chefe militar das Farc, morre em um bombardeio das forças armadas.
Jorge Briceño




4 de novembro de 2011: Alfonso Cano, líder máximo das Farc, morre em uma operação militar





26 de fevereiro de 2012: As Farc anunciam a libertação de dez militares e policiais ainda cativos e a suspensão do sequestro de civis.  No comunicado, as Farc aceitaram também que o governo brasileiro forneça a logística para a libertação dos dez reféns, como já ocorreu em ocasiões anteriores.

Policiais colombianos seguram imagens de colegas sequestrados pelas Farc em protesto no dia 23 de fevereiro, em Bogotá



10/10/2013 - presidente Juan Manuel Santos anunciou um “plano de guerra” contra a guerrilha e a instalação de um novo comando militar. O chamado Espada de Honor 2 contará, com 50 mil homens do Exército para ampliar a ofensiva contra os blocos sul e oriental das Farc. De acordo com Santos, o objetivo do plano é enfraquecer a ação das Farc nessas regiões, onde o grupo guerrilheiro têm apresentado ação mais concentrada, neutralizando os chefes da guerrilha que operam nas duas áreas.

Juan Manuel Santos



24 de outubro de 2013 As Farc afirmaram que houve avanços na mesa de negociações com o governo do país e reconheceram que ambos os lados têm dificuldades para divulgar os temas tratados à população




27/10/2013 As Farc libertou neste domingo o ex-marine americano Kevin Scott Sutay, mantido em cativeiro desde 20 de junho.

Kevin Scott Sutay










Autoras: Jaqueline Gouveia
        Luana Bastos
             Thainara Freitas
               Thaislaine Fontini







Brasileiros nas FARC

     Um dos comandantes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que negocia um acordo de paz com o governo colombiano em Cuba, Jesús Santrich, revelou que vários brasileiros integram as fileiras do grupo armado no país vizinho. Ele não disse quantos seriam, nem onde estão exatamente e nem o que fazem. Mas deu uma informação importante: três jovens paulistas que aderiram à guerrilha colombiana entre 2000 e 2002 – o estudante da UFRJ, Vladimir Machado Bittar e os professores de História Antonio Marcelo Manzoni e Radamés Sebastão Pereira – estão vivos. “Não posso dar mais detalhes. Mas há brasileiros sim e não apenas estes. O que posso dizer é que os três estão vivos”
  

Fonte: http://www.wscom.com.br/noticia/internacional/FARC+POSSUI+GUERRILHEIROS+BRASILEIROS+-154121

Autoras: Jaqueline Gouveia
        Luana Bastos
             Thainara Freitas
               Thaislaine Fontini

Estatísticas das Farc


  • As Farc já chegou a ter cerca de 17 mil combatentes.



  • Em 2008, 373 militares morreram e outros 1.692 ficaram feridos. Entre os rebeldes, foram 1.184 mortes, a maioria de militantes das Farc.



  • Atualmente, estimasse que há entre 8 e 9 mil participantes das Farc.



  • Durante todo o conflito, estimasse que ocorreu cerca de 60 mil mortes.



  • As Farc tem lucro anual de aproximadamente 3,5 milhões com o narcotráfico. 



http://topicos.estadao.com.br/farc


Autoras: Jaqueline Gouveia
        Luana Bastos
             Thainara Freitas
               Thaislaine Fontini



Videos


Vídeo Resumindo o conflito




Resgate de 14 reféns das Farc




Este documentário narra como um homem subnutrido e gravemente desidratado fugiu das FARC, e sobreviveu 17 dias na mata virgem para contar a sua história.




Autoras: Jaqueline Gouveia
        Luana Bastos
             Thainara Freitas
               Thaislaine Fontini